terça-feira, 29 de maio de 2012

Povo Quirguizes



Os quirguizes são os indivíduos pertencentes ao grupo étnico turcomano encontrado principalmente no Quirguistão.

Há várias teorias sobre a origem do nome, mas a mais plausível é de que o nome "quirguiz" significaria "quarenta tribos", simbolizadas pelo sol amarelo no centro da bandeira do Quirguistão que tem 40 raios, representando as 40 tribos quirguizes.

Este povo é mencionado entre os povos antigos da Ásia Central. Possuem traços asiáticos, tem sido governados por mongóis, turcos, cozacos e russos, que depois da revolução aniquilaram um grande número e os extraditaram para o Afeganistão, Paquistão e depois para a Turquia.

Os quirguizes são predominantemente muçulmanos. A religião foi introduzida a eles por comerciantes árabes que viajavam pela Rota da Seda. O xamanismo ainda é praticado, em menor escala, no centro do Quirgistão.

Alguns quirguizes habitantes da China seguem o budismo tibetano.

Por causa da altitude do paí­s (1.500 m), a maioria são nômadas, habitam em tendas e dedicam-se a pecuária. A Quirguisia é produtora de estanho, mercario, urânio, carvão e outros minerais de alto ní­vel de poluição. O comunismo tratou de transformar a sua forma de vida agrupando-os em granjas coletivas sem muito êxito. Neste momento, os russos e os ucranianos controlam a economia do paí­s.

A educação primária pode realizar-se em russo ou em quirguiz. O ensino do árabe estava proibido, mas ainda há uma tradição do Alcorão em Quirguiz. Tem composições épicas nacionais chamadas manas, que tratam a vida, os costumes e os combates do povo.

Sem comentários:

Enviar um comentário