terça-feira, 29 de maio de 2012

Distinções Etnicas


Povo Germânico 

           Os povos germânicos não estavam organizados socialmente em Estados, mas em comunidades tribais.
                   A estrutura social básica era a família monogâmica, cujo poder absoluto era confiado ao pai. Depois, vinham os clãs, compostos pela reunião de famílias aparentadas, com ascendentes comuns. Finalmente, vinham as tribos, formadas pelo agrupamento de vários clãs. O órgão público mais importante de cada tribo era a "Assembléia dos Guerreiros", que deliberava sobre assuntos como a declaração de guerra ou de paz, a libertação de prisioneiros, os crimes de traição e a expulsão de membros da tribo.
                 Os germanos não conheciam cidades nem Estado. A mais importante instituição política era a "Assembléia dos Guerreiros" da tribo, que decidia sobre a guerra, a paz, a libertação dos escravos e escolhia o rei, com função religiosa e militar. Os principais chefes desenvolveram o costume de manter uma escolta de guerreiros, ligados ao líder por um juramento de fidelidade. Em caso de ataques e lutas, eram recompensados com o produto das pilhagens, dando origem a uma nobreza possuidora de terras e escravos.





               O indivíduo de maior prestígio social entre os germânicos era o guerreiro.


 Povo Latino

            Os latinos foram um povo de origem indo-europeia que habitou sobretudo a zona centro-meridional da península Itálica. Faziam parte do grupo dos "italiotas", juntamente com os úmbrios, sabinos e volscos. Oriundos da Europa Central, espalharam-se por quase todo o território itálico, em ondas sucessivas. Neste movimento de ocupação, os latinos desempenharam o papel dominante, dinamizando suas ações a partir da aldeia que fundaram e que seria o núcleo inicial do maior império, erguido pelos seus descendentes romanos.


Povo Eslavo 

     Os eslavos são uma ramificação étnica e linguística dos povos indo-europeus, vivendo principalmente na Europa central e oriental. A partir do começo do século VI eles dispersaram-se para habitar a maior parte da Europa central e oriental e os Bálcãs. Muitos estabeleceram depois na Sibéria e na Ásia Central ou emigraram para outras partes do mundo. Mais da metade do território europeu é habitado por comunidades eslavo-falantes.
        Os povos eslavos são classificados geográfica e linguisticamente em eslavos ocidentais (englobando tchecos, eslovacos, morávios, poloneses, silesianos e sórbios), eslavos orientais (englobando bielorrussos, russos e ucranianos) e eslavos do sul (englobando bosníacos, búlgaros, croatas, macedônios, montenegrinos, sérvios e eslovenos).


Povo Grego

             Os gregos são uma nação e um grupo étnico que tem habitado a Grécia desde o século XVII a.C.. Atualmente eles são principalmente encontrados na península grega do sudeste da Europa, nas ilhas gregas e em Chipre.
            Colônias e comunidades gregas foram historicamente estabelecidas em vários pontos do Mediterrâneo, mas o povo grego esteve sempre centralizado em torno do mar Egeu, onde a língua grega tem sido falada desde a antiguidade.



Povo Celta

            Celtas é a designação dada a um conjunto de povos (um etnónimo), organizados em múltiplas tribos e pertencentes à família linguística indo-europeia que se espalhou pela maior parte do oeste da Europa a partir do segundo milénio a.C.
           Existiam diversos grupos celtas compostos de várias tribos, entre eles os bretões, os gauleses, os escotos, os eburões, os batavos, os belgas, os gálatas, os trinovantes e os caledônios. Muitos destes grupos deram origem ao nome das províncias romanas na Europa, as quais que mais tarde batizaram alguns dos estados-nações medievais e modernos da Europa.

 
 
 
Povo Ilírio

            Os ilírios eram um povo indo-europeu que habitou o oeste dos Bálcãs e partes do sul da Itália no início da Era Cristã. Eles falavam línguas que estão agrupadas como línguas ilíricas, um ramo separado do indo-europeu.
            Os ilírios devem ter aparecido na parte ocidental da península Balcânica por volta de 1000 a.C., no período que coincide com o fim da Idade do Bronze e o começo da Idade do Ferro. Os ilírios não eram um corpo unificado mas um grupo de várias tribos diferentes. Essas tribos, contudo, possuiam uma cultura comum e línguas faladas relacionadas.


Povo Turco

            Os povos turcos são povos eurasianos que vivem no norte, centro e oeste da Eurásia e que falam línguas pertencentes à família de línguas turcas ou turcomanas. Estes povos compartilham, em vários graus, certos traços culturais e antecedentes históricos.
          Inclui sociedades existentes tais como os cazaques, uzbeques, quirguizes, uigures, azeris, turcomenos e turcos modernos, assim como as sociedades históricas dos xiongnu, kiptchaks, ávaros, proto-búlgaros, hunos, turcos seljúcidas, cazares, otomanos e timúridas.
          Muitos dos povos turcos têm sua terra natal na Ásia Central, onde eles se originaram. Mas desde então, as línguas turcas se espalharam, através de migrações e conquistas, para outros locais incluindo a atual Turquia na Anatólia.


Povo Basco

          Os bascos são um grupo étnico que habita partes do norte da Espanha e do sudoeste da França. Os bascos, sendo nativos de Navarra, são predominantemente encontrados na região conhecida como País Basco, consistindo de quatro províncias na Espanha e três na França, localizadas em volta da borda ocidental dos Pirineus na região costeira do golfo de Biscaia.

Sem comentários:

Enviar um comentário