terça-feira, 29 de maio de 2012

Berberes


Os berberes são um conjunto de povos que vivem na região norte da África, que têm em comum a língua oficial, o berbere, língua de origem afro-asiatica. São povos que vivem principalmente no actual Marrocos e Argélia constituindo a maioria da população marroquina. São considerados os povos mais antigos do continente africano, sendo que a sua grande maioria segue a religião muçulmana.

Proveniente da antiga Pérsia e de ascendência iraniana denominam-se, a si próprios, de Imazighen, que significa "homens livres".
 No passado eram povos nómadas do deserto do Saara com a economia baseada no comércio. Enfrentavam tempestades de areia e a falta de água para atravessar o deserto com as suas caravanas para comercializar essencialmente tecidos, alimentos, sal, artesanato, jóias, temperos, vidro, plumas e pedras preciosas. 
Utilizavam o camelo como principal meio de transporte, graças a resistência deste animal e da sua adaptação ao meio desértico.
Durante essas viagens, os bérberes levavam e traziam informações e aspectos culturais. Logo, eles foram de extrema importância para a troca cultural que ocorreu no norte do continente.

Os berberes apresentam três tipos físicos diferentes: o mediterrâneo, de pequena estatura, o anatólio e os berberes, rubros de tipo nórdico.
Estes encontram-se socialmente organizados em famílias do tipo patriarcal, as ikhs, de carácter monogâmico na sua origem mas atualmente polígamas depois da sua progressiva conversão ao islão, a partir do século VII.
As ikhs formam aldeias que por sua vez formam distritos organizados politicamente através de conselhos liderados pelos chefes das famílias mais importantes. Inicialmente sedentários e dedicados à agricultura tornaram-se nómadas durante algum tempo, havendo actualmente tribos com ambas as características.
Os diferentes idiomas berberes são os mais antigos do Norte de África e são falados por cerca de seis milhões de pessoas. Estas línguas não têm expressão escrita, tendo os berberes utilizado na comunicação escrita o púnico e o latim na antiguidade e mais tarde o árabe. A sua literatura é predominantemente oral.
Organizados em tribos e dedicando-se à caça e à criação de gado, a sua arte tinha uma expressão geométrica e a sua religião era animista e zoolátrica.

Sem comentários:

Enviar um comentário