terça-feira, 29 de maio de 2012

Esquimós


Os esquimós vivem nas regiões do Árctico, em partes do Canadá, Groelândia, Alasca, Sibéria, entre outras terras da área. Estes dividem-se em diferentes grupos como os Inuit, Alutiit, Yupik e Inupiat.
Estima-se que os esquimós vivem nas regiões do Ártico e sub-Ártico há mais de 3.000 anos sendo que a sua população atual é superior a 100 mil pessoas.
É um povocultural e biologicamente distinto dos povos vizinhos.

Os antigos esquimós
Além de cuidarem de seus rebanhos eram bons pescadores e caçadores, deles se alimentavam e utilizavam as suas peles para instrumentos como as parkas. Também utilizavam os ossos para fabricar ferramentas, utensílios e apetrechos, como por exemplo, o arpão articulado. Este povo tinha o hábito de comer carne crua de mamíferos marinhos.
Viviam, nas famosas, iglus, que se fortalecem com o tempo e neve.
Antigamente era um povo nómadas que vivia somenteda caça e da pesca, porém ao tornarem-se sedentários passaram a criar rena.
Vestiam-se com peles de animais usando a pele voltada para dentro de forma a mantê-la mais próxima ao corpo e promover um aquecimento mais adequado.
Tinham o costume de se alimentar do fígado cru das caças, sendo este a sua única fonte de vitamina C.
Uma das suas tradições era tradição de compartilhar as suas esposas com o visitante.

Actualmente
Não quer ser mais chamado de esquimó preferindo que os chamem de inuíte, pois, modificaram muito os seus costumes, não vivendo tão somente da pesca importando carne bovina, suína e aves. Para além disso começaram a cozinhar não comendo carne crua.
Outra vertente que foi modificada foi a construção de iglus. Actualmente já constroem casas de madeira com aquecimento, água canalizada e energia eléctrica.

Sem comentários:

Enviar um comentário