terça-feira, 29 de maio de 2012

Incas


Origens:

O povo incaico é originário de uma região entre o lago Titicaca e a cidade de Cuzco, no Peru.
O Império Inca foi criado pela civilização inca e foi o maior império da América pré-colombiana. Império que chegou a reunir cerca de 15 milhões de pessoas, de povos com línguas, costumes e culturas diferentes.

Fundaram no século XIII a capital do império: a cidade sagrada de Cusco. Onde se encontrava a administração política e o centro de forças armadas do império. 


Historia:  

Na América do Sul, os incas até o século XIV, eram só mais uma tribo indígena espalhada pela cordilheira dos Andes. Mas a partir do século XV expandiram-se, atacando vilas vizinhas. 

Foram um dos povos que dominaram boa parte das Américas antes da chegada dos europeus ao continente, no século XVI.
Os incas expandiram-se por uma área que abrangia desde o sul da Colômbia, passando pelo Equador, Peru, Bolívia e norte da Argentina, até o sul do Chile.  No entanto foram derrotados pelos espanhóis (1532-1535) devido ás epidemias e lutas pela sucessão imperial que deixaram a civilização enfraquecida.  



Sociedade Inca – administração : 

Ø  Para manter o Império íntegro, criou-se uma complexa burocracia administrativa e militar.  

Os cargos administrativos eram distribuídos entre membros da nobreza e acabaram adquirindo hereditariedade. 
O caráter guerreiro do Império privilegiava a formação e educação militar. Como os burocratas, essa camada privilegiada era mantida graças aos tributos arrecadados pelo Estado. 

Ø  Os camponeses, chamados de llactaruna, em troca do direito de trabalho nos ayllus, eram obrigados a cultivar as terras do Inca e dos curacas e a pagar os impostos em mercadorias. Além disso, o estado obrigava-os a trabalhar nas obras públicas, como as pirâmides, caminhos, pontes, canais de irrigação e terraços.  

Ø  Havia também os artesãos especializados, considerados artistas (pintores, escultores, ceramistas, tapeceiros, ourives, etc.), e os curandeiros e feiticeiros (cirurgiões, farmacêuticos, conhecedores de plantas medicinais, etc.). 

Ø  Às vezes algum povo conquistado também se tornava escravo. Eles não trabalhavam na produção, e suas funções eram eminentemente domésticas.



Organização: 

A sociedade era hierarquizada e formada por: 

§ Nobres (governantes, chefes militares, juízes e sacerdotes) 

§ Camada média (funcionários públicos e trabalhadores especializados) 

§ Classe mais baixa (artesãos e os camponeses). Esta última camada pagava altos tributos ao rei em mercadorias ou com trabalhos em obras públicas. 


Economia e agricultura Inca: 

A base da economia inca estava nos ayllu, espécie de comunidade agrária. 
Todas as terras do Império pertenciam ao Inca, logo, ao Estado. Através da vasta rede de funcionários, essas terras eram doadas aos camponeses para a sua sobrevivência. Os membros de cada ayllu deveriam, em troca, trabalhar nas terras do Estado e dos funcionários, nas obras públicas e pagar impostos.

A base da produção agrícola era o milho (alimento sagrado), seguido pela batata, tomate, abóbora, amendoim, etc. Nas áreas mais altas e com dificuldades de obtenção de água, o milho tinha de ser plantado nos terraços feitos nas encostas das serras com canais de irrigação.
A domesticação de ilhamas (animal da família do camelo), vicunhas e alpacas foi importante para o fornecimento de lã, couro e transporte. 
O comércio era muito precário e restringia-se basicamente aos bens de luxo destinados à corte.
A agricultura era extremamente desenvolvida, pois plantavam nos chamados terraços (degraus formados nas costas das montanhas). 


Arte Inca: 

Os incas faziam vários objectos utilizando o ouro, principalmente, esculturas de animais, deuses e representações de elementos da natureza. 
O artesanato inca também foi um elemento importante da cultura. Faziam cestos e redes com fibras vegetais. 
Também pintavam em tecidos, utilizando tintas naturais (sangue de animais, minérios, carvão, etc).
A arte destacou-se pela qualidade dos objectos de ouro, prata, tecidos e jóias.  


Arquitectura Inca: 

Os incas utilizaram a pedra como base das construções.
Embora habitassem uma região montanhosa, onde a dificuldade de construir é maior, construíram templos, diques, canais de água, casas, palácios e observatórios astronómicos. 
            - Para ligar as construções, fizeram uma rede de estradas de pedra. 
A cidade de Machu Picchu foi descoberta somente em 1911 e revelou toda a eficiente estrutura urbana desta sociedade.


Machu Pichu: 

Talvez as maiores produções incaicas estejam relacionadas com a arquitectura e a engenharia. Por meio delas foi possível construir pirâmides, palácios, pontes e caminhos; cidades como Cuzco e Machu Pichu, que reuniam milhares de pessoas e mantinham uma rica ordem urbanística. E os famosos terraços irrigados nas serras e montanhas para a produção agrícola.


Religião: 

A religião tinha como principal deus o Sol (deus Inti). 
Veneravam também animais considerados sagrados como o condor e o jaguar. 
Acreditavam num criador antepassado chamado Viracocha (criador de tudo). 
Grande parte dos rituais religiosos acontecia na cidade de Machu Picchu, o vale sagrado dos incas.
Os sacerdotes tinham a função de ensinar e divulgar, junto com historiadores oficiais, os mitos, lendas e histórias sobre o inca. É interessante notar que existia uma religião para a nobreza e outra divulgada entre a população mais pobre.


Cultos : 
A grande maioria dos cultos e cerimónias religiosas dos incas era em homenagem ao Sol. Os Incas identificavam o seu rei como "filho do sol”. 


Mitologia:
Segunda as lendas incas, o mundo foi criado por Virachocha, o todo poderoso. 
Os incas eram politeístas, pois acreditavam em vários deuses.
Estes deuses incas estavam ligados à natureza. Portanto, havia o deus do trovão, da chuva, do sol, do vento, etc. Porém, o deus mais poderoso e importante era Inti, o deus Sol.
Em homenagem aos deuses, os incas costumam praticar o sacrifício de animais. Isto era feito também para pedir ajuda aos deuses, em momentos de necessidade (seca, guerra, colheita, etc).


Ciência:  
Criaram um interessante e eficiente sistema de contagem: o quipo. Utilizado para controlar o Império onde o Estado inca mantinha um constante censo populacional. 
Este era um instrumento feito de cordões coloridos, onde cada cor representava a contagem de algo. Com o quipo, registavam e somavam as colheitas, habitantes e impostos. 
Mesmo com todo o desenvolvimento, este povo não desenvolveu um sistema de escrita.  


Música Inca: 
Os incas usavam uma espécie de flauta de bambu para tocar músicas. 
As músicas eram criadas para simples diversão ou em homenagem aos deuses e à natureza.


Estudos:
Eles faziam um uso abancado da matemática, conheciam inclusive o zero;
Conheciam muito bem a astronomia, pois o Sol representava o deus mais importante, podendo prever eclipses e fazer calendários; usavam pesos e medidas padronizados.


Língua:  
A língua do império era o quíchua, embora dezenas se não centenas de línguas e dialectos locais eram faladas, destacando-se entre elas a língua aimará, de uma das principais etnias componentes, os Aimarás.

Conclusão
Os incas alcançaram notáveis conhecimentos de astronomia e matemática, além de dominar técnicas complexas de construção, metalurgia e cerâmica. Desenvolveram também técnicas diferentes de agricultura. No entanto sabe se que os povos incas decaíram perante a conquista espanhola.

Sem comentários:

Enviar um comentário