terça-feira, 29 de maio de 2012

Distinções Religiosas


Cristianismo

         O cristianismo é uma religião monoteísta baseada na vida e nos ensinamentos de Jesus de Nazaré, tais como estes se encontram recolhidos nos Evangelhos, parte integrante do Novo Testamento. Os cristãos acreditam que Jesus é o Messias e como tal referem-se a ele como Jesus Cristo. 
         Com cerca de 2,1 bilhões de adeptos (segundo dados de 2001), o cristianismo é hoje a maior religião mundial. É a religião predominante na Europa, América do Norte, América do Sul, Oceânia e em grande parte de África.
       O cristianismo começou no século I como uma seita do judaísmo, partilhando por isso textos sagrados com esta religião, em concreto o Tanakh, que os cristãos denominam de Antigo Testamento. À semelhança do judaísmo e do islão, o cristianismo é considerado como uma religião abraâmica.

  Judaismo


          O Judaísmo é uma religião que tem como protagonista não um indivíduo mas um povo, o povo hebraico, o povo eleito, escolhido por Deus para iluminar todas as pessoas. 
          É uma religião formada por alguns milhões de pessoas, cerca de 18 milhões, que continuam na diáspora (ou exílio = espalhados pelo mundo sem pátria) à espera da vinda do Salvador, que estabelecerá no mundo o Reino de Deus. 
        O estudo da Torá é o principal dos deveres de um judeu. No livro da Lei estão contidas as 613 obrigações que todo o hebreu piedoso deve observar.
       Quando reza, o hebreu tem a cabeça coberta com o «Talith», um xaile com franjas brancas e pretas, e tem presos à testa e no braço direito as «filactérias», pequenas bolsas que contem orações da Torá escritos em pergaminho.
Hinduismo


      O hinduísmo é uma forma diferente de entender a vida, vêm a vida como um ciclo repetitivo no qual a história humana pouco importa.
     Não tem credo definido, nem hierarquia sacerdotal e nem umórgão governante, mas possuem os suamis (mestres) e os gurus (guias espirituais).
     O hinduísmo possui 330 milhões de Deuses mas todos simbolizam um só, porque estas representações são os poderes que o Deus uno pode ter.
    As raízes do hinduísmo se baseiam nas escrituras sagradas chamadas VEDAS.
    As principais leis para se possuir uma boa conduta são o ainsa e o varna.
   No hinduísmo os animais são sagrados.
Islamismo


       Religião fundada por Maomé, o Islamismo conta atualmente com várias centenas de milhões de crentes, espalhados pelo Médio Oriente, pela Arábia, pelo Norte de África e por parte da África Negra, Turquia e Balcãs, Irão, Afeganistão, antigas Repúblicas Soviéticas, Paquistão, Índia, Malásia, Indonésia e China.

     Há pequenas minorias em países americanos e europeus, em especial na França e na Alemanha. Toda a vida religiosa dos muçulmanos gira em redor do Corão, com base na memória dos discípulos de Maomé. Para a tradição muçulmana não se pode falar de fontes literárias ou orais do Corão; o seu autor é somente Deus, Alá.

        As relações de fundo com os livros sagrados anteriores, a Bíblia de judeus e cristãos, explicam-se pelo facto de Deus ter já anteriormente manifestado a revelação a outros profetas, nomeadamente a Moisés e Jesus. Inicialmente, a propagação do Islamismo fez-se em território de judeus, cristãos e sabeus. Desde o início que a propagação do Islamismo uniu elementos políticos ou comerciais à religião. A rápida expansão inicial do Islamismo constituiu, desde logo, para os muçulmanos, uma prova da proteção divina.
 


Budismo

          Ao contrário do pensamento comum, o budismo não é uma religião, pois não existe um deus criador, porém também não será correcto denominá-la como uma filosofia, pois aborda muito mais do que uma mera absorção intelectual. O Budismo não tem uma definição, tendo aquela que qualquer praticante lhe queira atribuir, contudo poderemos denominá-la de caminho de crescimento de espiritual, através dos ensinamentos dos Buddhas.

Todos os seres sencientes têm o mesmo desejo primordial - seres felizes e livrarem-se do sofrimento. Até mesmo recém-nascidos, animais, e insectos têm esse desejo. É o nosso desejo desde tempos sem inicio e está presente em nós todo o tempo, mesmo quando estamos a dormir. Desperdiçam todo o trabalho da nossa vida para realizar este desejo.


Sem comentários:

Enviar um comentário