terça-feira, 29 de maio de 2012

Mulheres Girafas da Thailandia


Mulheres-girafa" é o apelido que se dá às mulheres de uma região da Tailândia, que usam uma espiral de cobre em volta do pescoço. Esse costume faz o pescoço delas parecer incrivelmente longo, como se fosse um pescoço de girafa.
Pertencem à tribo dos Karen Padaung, uma das tribos que, há 60 anos, fugiram da brutalidade do regime militar na vizinha Myanmar (Birmânia), procurando refúgio nas montanhas do noroeste tailandês.
Vivendo em aldeias sem electricidade e água corrente, os Karen Padaung dedicam-se à tecelagem, cultivam arroz, recolhem mel e vivem do turismo, preservando, na medida do possível, seu modo de vida milenar. Enquanto os homens estão no campo, as "mulheres-girafa" e suas crianças vendem lembranças regionais aos turistas e deixam-se fotografar. Foi assim que se transformaram numa atração turística do local.
A tradição do pescoço comprido começa quando as meninas ainda são pequenas, por volta dos cinco anos. Nessa idade ganham o primeiro aro para ornamentar o pescoço. Depois, à medida que vão crescendo, ganham outro e mais outro até o pescoço ficar com aparência de bem comprido. Elas nunca tiram os aros, pois, na eventualidade de tirarem os anéis, obviamente não morrem, apenas abandonam o seu ganha-pão, retomando sua liberdade de movimentos.
A explicação dada pelas mulheres, desta tribo, para o uso desses aros é simples: “uso todos estes aros, assim como minha mãe, minha avó e minha bisavó usavam, simplesmente para ficar mais bonita”.
Para além de usarem os tais aros no pescoço, elas também os usam nos tornozelos e pulsos.
São mulheres de estatura baixa onde, geralmente, têm apenas alguns exibindo-os com gengivas avermelhadas pelo bétele (planta empregada em tinturaria, cujas folhas são mascadas). São alegres e de invejável vitalidade.
Pelos registros do Guiness Book, a mulher que já teve o pescoco mais comprido foi Karen Nighten, que viveu entre 1889-1969 nessa região.
Ela foi a mulher-girafa pioneira, pois dizia-se na época que a mulher que tem pescoco comprido, fica mais bonita. O pescoco de Karen media aparentemente 51 centimetros.

Sem comentários:

Enviar um comentário