terça-feira, 29 de maio de 2012

Índios Sioux


Sioux: uma das mais ricas civilizações nativas da América do Norte. É uma das principais tribos dos povos indígenas 


Origem: 
- Durante o processo de dominação da América do Norte, vários povos indígenas entraram em contato com os colonizadores franceses, espanhóis e ingleses. Entre uma infinidade de culturas instaladas naquela região, damos especial destaque aos índios sioux. 
- A origem do termo tem a ver com a expressão serpente e era o termo utilizado pelas tribos inimigas que conheciam esta intrigante civilização. 


Constituição: 
A civilização sioux (ou dakota) é bastante diversificada, e ainda se subdivide em outros três grandes grupos: os tétons, yanktons e santees. Dentro de cada uma dessas divisões temos a presença de uma infinidade de tribos entre as quais se destacavam os hunkpapas, os oglalas e brulés. 


Localização: 
- Em geral as tribos pertencentes à civilização sioux encontravam se na atual região nordeste dos Estados Unidos, local marcado pelas pradarias e os rios da bacia do Missouri e do Mississipi.


Principais actividades económicas:

-  Giravam em torno da agricultura, onde a plantação de milho possuía expressivo destaque. 
- Além disso, realizavam atividades de caça a animais de grande porte como os búfalos e bisões. 
- A caça desses animais envolvia uma grande preparação capaz de exigir a participação de aldeias inteiras
- A carne obtida desse tipo de caça era dividida entre as famílias participantes, os ossos utilizados para o artesanato e fabricação de armas e o couro para a confecção de roupas e tendas.


Historia:  

- Antes da chegada dos colonizadores espanhóis, esta civilização realizava constantes deslocamentos territoriais á procura das manadas selvagens de gado.
- Com o contato com os colonizadores espanhóis, os sioux passaram a utilizar o cavalo nas atividades de caça e, com isso, sofreram um processo de sedentarização. 
- A partir de então puderam gastar mais tempo na realização de rituais religiosos e mágicos.
- Depois do processo de independência dos Estados Unidos, os conflitos entre os colonizadores e os povos sioux aumentaram significativamente. 

A resistência dessa grande civilização indígena prolongou se até o final do século XIX e marcou o processo de destruição das populações nativas da América do Norte.
Atualmente, os remanescentes dos sioux reduzem se a pequenas populações que vivem nos estados de Dakota do Norte e Dakota do Sul.
Eram os mais agressivos contra os brancos e tinham cerimónias que incluíam rituais de tortura como prova de bravura. Num desses rituais, é mostrado no filme “Um Homem Chamado Cavalo” (1970), o índio tinha a pele atravessada por pinos de madeira presos a cordas, que eram estendidas para erguer o corpo até gerar dilacerações. 
   Os sioux resistiram aos brancos até 1890, quando foram massacrados


Rituais: 

- A Dança do Sol era um dos mais importantes rituais praticados pelos povos sioux. 

- Nessa cerimônia havia um processo de autoflagelação em que os participantes cravavam estacas pontiagudas na pele, que ficavam presas a um poste de madeira através de uma tira de couro. 
            Depois disso, ficavam várias horas do dia dançando em torno desse poste, até que a pele se desprendesse da estaca. Nesse momento, o ritual alcançava seu ponto máximo com o contato com os seres do mundo espiritual.

5 comentários: