terça-feira, 29 de maio de 2012

Definições


Interculturalismo:
Ointerculturalismo implica a integração de indivíduos e grupos étnicos minoritários numa sociedade com uma cultura diferente, defendendo assim a ausência de desvantagens sociais e económicas ligadas a aspetos étnicos ou religiosos. O modelo intercultural afirma-se no cruzamento e miscigenação cultural, sem imposições, ou seja é a aceitação e o respeito pelas diferenças. Crer no interculturalismo é crer que se pode aprender e enriquecer através do encontro com outras culturas.

Multiculturalismo:
Multiculturalismo é um termo que descreve a existência de muitas culturas numa localidade, cidade ou país, com no minimo uma predominante. O Canadá e a Austrália são exemplos de multiculturalismo; porém, alguns países europeus advogam discretamente a adoção de uma política multiculturalista. Em contraponto ao Multiculturalismo, podemos constatar a existência de outras políticas culturais seguidas, como, por exemplo, o Monoculturalismo vigente na maioria dos países do mundo e ligada intimamente ao nacionalismo. Pretende a assimilação dos imigrantes e da sua cultura nos países de acolhimento. O Melting Pot, como é o caso dos Estados Unidos, e do Brasil, onde as diversas culturas estão misturadas e amalgamadas sem a intervenção do Estado.
A política multiculturalista visa resistir à homogeneidade cultural, principalmente quando esta homogeneidade é considerada única e legítima, submetendo outras culturas a particularismos e dependência.


Intraculturalismo:
O fenómeno do intraculturalismoocorre quando uma cultura assimila completamente outra.


Padrões culturais:

Formas colectivas de comportamento que enquadram e orientam as acções individuais.
A cultura é transmitida de geração em geração (dinâmica e cumulativa).
A socialização constitui um processo de transmissão cultural.

Etnocentrismo cultural:

Consiste em julgar as outras culturas tomando como padrão os nossos modelos culturais. Quando assumem essa conduta, os indivíduos estão a sobrevalorizar a sua cultura, considerando as outras inferiores. Esse comportamento pode levar ao racismo e xenofobia.

Endoculturação:
Processo de socialização no padrão de cultura de origem.

Aculturação:
Processo de socialização num padrão de cultura diferente.




1 comentário:

  1. Olá, adorei o artigo.
    Eu gostaria de usar o seu artigo para o meu tcc e para isso preciso qual é o nome da pessoa que escreveu o artigo.

    ResponderEliminar